segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Foi a 99 anos, 5 de Outubro de 1910


No dia 5 de Outubro de 1910, deu-se uma revolução em Portugal, revolução essa que poria fim a monarquia substituindo a pela republica. Esta revolução já era esperada a muito na época, tanto pelo povo como pela própria família real, pois em 1908 o rei D.Carlos, e o herdeiro D.Luís Filipe, foram assassinados por radicais republicanos.
As causas que motivaram esta revolução levada a cabo pelo PRP ( Partido Republicano Português), foram as seguintes: o descontentamento com a influencia da igreja no estado, pois esta limitava a evolução da mentalidade em Portugal, o ultimato inglês, e o facto de o rei fazer tudo para agradar aos estrangeiros fazendo com que Portugal não tivesse uma posição firme no contexto internacional, e os republicanos defendiam o patriotismo, e o interesse nacional.
Esta revolução não foi um sucesso posterior, pois nos anos a seguir, o pais conheceu mais de 30 primeiros ministros, que não conseguiram levar a bom porto jovem republica portuguesa,e a situação foi agravada em 1914 quando estalou a primeira guerra mundial, e Portugal participou nesta guerra, uma das boas novas medidas republicanas que tiveram sucesso, foi a luta contra o analfabetismo.
Esta revolução e vista nos dias que correm pela maioria das pessoas como mais um feriado no calendário português, pois já la vão, quase 100 anos e os que ainda recordam esta revolução com a devida importância são os filhos de quem a fez, os patriotas que amam este país, os monárquicos que são uma minoria, e por fim as pessoas que gostam de saber a historia deste quase milenar pais a beira mar plantado.


BY: André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário