sábado, 24 de outubro de 2009

Conquista de Lisboa 1147


Faz hoje 862 anos que El Rey D.Afonso Henriques conquistou a cidade de Lisboa, no dia 24 de Outubro de 1147 a cidade era finalmente tomada após meses de cerco.
A conquista de Lisboa foi auxiliada pelos cruzados oriundos da Bretanha, a conquista de Lisboa constituiu o único episódio de sucesso da segunda cruzada, pois já que a campanha na terra santa foi um fracasso.
D.Afonso Henriques após a conquista das praças de Leiria, Santarém e Sintra empreendeu, um grande esforço militar na tomada de Lisboa, pois a cidade de Lisboa para alem de ser uma das grandes e mais populosas praças do sul da península Ibérica, era um importantíssimo porto comercial e ponto estratégico para prosseguir, a conquista para sul do Tejo.
A conquista de Lisboa em 1147, foi feita graças as vidas dos corajosos guerreiros, fieis a jovem pátria Portucalense, um bom exemplo de patriotismo e de bravura foi o de Martim Moniz que sacrificou a sua vida pela conquista da cidade, Martim Moniz apercebendo-se de uma porta entre aberta para o interior da cidade sacrivicou a sua vida para que os seu camaradas de armas pudessem entrar no castelo e vencer definitivamente os mouros. Em homenagem a sua pessoa a porta da cidade em que Martim Moniz morreu ficou com o seu nome.
A cidade de Lisboa foi de tal maneira importante estrategicamente que justificou a transferência da capital de Coimbra para Lisboa em 1255, a conquista de Lisboa foi mais um glorioso episódio da historia de Portugal do qual todos os portugueses se deve orgulhar.



By André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário