sábado, 26 de setembro de 2009

A importancia do voto



A Liberdade guiando o povo By: Eugéne Delacroix


Na passada sexta feira, quando estava a meio de uma viagem de autocarro, ouvi de raspão uma conversa entre duas jovens que viajavam no banco que se encontrava na frente do meu. Esta conversa era acerca das eleições que vão acontecer amanhã no dia 27 de Setembro,o que me chamou a atenção nesta conversa foi o facto de uma delas ter dito que não ia votar pois estava se "nas tintas" para a politica.
Bom isto reflecte um pouco o descontentamento dos portugueses para com quem os governa, mas não é desta forma que devemos mostrar o nosso mal estar, devemos votar sempre, nem que seja em branco. Muitos podem questionar o voto em branco, mas o voto em branco é mais influente e quer dizer mais que a abstenção, pois a abstenção revela desinteresse, e o voto em branco revela que algo não esta bem, e se as pessoas se dirigem as mesas e votarem em branco, só significa que as possíveis escolhas não satisfazem os eleitores. É neste contexto que apelo ao voto seja em quem for, pois é importante agir perante o estado do país, pois que não vota até se deveria de sentir mal quando criticar os políticos, uma vez que nada fez para tentar uma hipótese de melhorar a situação.
Outro motivo pelo qual devemos votar sempre é o valor democrático do acto de votar, uma vez que no tempo do antigo regime, muitos deram a vida e lutaram por este direito o direito de escolher que nos representa, e mais importante ainda e pensar qual a importância das eleições livres como exemplo para os países oprimidos do médio oriente, para Cuba e para a Coreia do Norte.
O incompreensível, é o facto de muitos jovens portugueses desvalorizarem o acto eleitoral, e é neste contexto que deixo o meu apelo ao voto seja em que partido for ou até mesmo ao voto em branco, pois hoje graças aos que amam a democracia,temos eleições livres algo que a 40 anos a traz não acontecia.

BY:André Leal

1 comentário:

  1. Realmente é muito importante votar seja la em quem for, uma vez que o voto para alem de ser um direito é também um dever.

    ResponderEliminar