segunda-feira, 21 de setembro de 2009

2009 Ano internacional da astronomia


Olá hoje vou escrever o post que assinala o ano internacional da astronomia, isso mesmo 2009 o ano internacional da astronomia, e como não podia deixar de ser teria de ser assinalado no “ideias as cores”.
O ano de 2009 é o ano internacional da astronomia, e eu como grande fã que sou da matéria vou dar a conhecer um pouco melhor ainda que de uma forma resumida o que é a astronomia e a sua importância para a humanidade.
A astronomia é a ciência que estuda o universo, é também uma ciência que abre uma parafernália de interesses no campo da matemática, da física e da biologia, pois a astronomia subdivide-se em varias disciplinas. O interesse pelo universo é tão antigo quanto o próprio homem, pois desde o inicio dos tempos o Homem observou o céu é equacionou, tudo o que fosse possível na sua condição de observador, mas como o passar dos tempos o homem sentiu necessidade de encontrar respostas e de consolidar o conhecimento que já tinha acerca do céu nocturno, e foi ai que nasce a astronomia com ciência.
Os primeiros a catalogar as estrelas foram os gregos, que imaginaram figuras da sua mitologia no céu, depois o estudo do universo esteve confinado as teorias de Ptolomeu que perduraram até Copérnico e Galileu , pois os últimos defenderam um sistema que para além de oposto a teoria de Ptolomeu estava correcto, uma vez que estes aboliam o sistema de um universo geocêntrico, é aclamavam o universo heliocêntrico. Demorou muito até que o mundo aceitasse estas novas ideias, pois elas contrariavam os factos nos quais a Igreja tinha dogmatizado as suas crenças, mas por fim as teorias de Galileu e Copérnico prevaleceram, e muitos anos mais tarde Sir Isaac Newton traria a comprovação através da lei da gravidade.
O século 20 traria o maior avanço de sempre a astronomia, pois num século avançou-se mais neste campo do que em toda a historia de humanidade, desde telescópios superpotentes ao Homem na lua, a humanidade surpreendeu se a si própria, e definiu o universo como a ultima fronteira, e esperemos que neste séculos o homem atinja os confins do sistema solar.
Em suma este é um ano importantíssimo, pois não só é o ano internacional da astronomia, como também é o ano em que se celebram os 40 anos da chegada do homem a lua, e resta-nos continuar a sonhar e a desejar que vivamos o suficiente para ver as conquistas do homem no universo neste século, pois tenho a certeza que serão ainda mais fascinantes, que as anteriores peripécias.



BY: André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário