sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro 2001


Os ataques terroristas de 11 de Setembro, chamados também de atentados de 11 de Setembro, foram uma série de ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda contra alvos civis nos Estados Unidos da América em 11 de Setembro de 2001.

Na manhã deste dia, quatro aviões comerciais foram sequestrados, sendo que dois deles colidiram contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Um terceiro avião, o American Airlines Flight 77, foi direccionado pelos sequestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. Os destroços do quarto avião, que atingiria o Capitólio, o United Airlines Flight 93, foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. A versão oficial apresentada pelo governo norte-americano reporta que os passageiros enfrentaram os supostos sequestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Os atentados causaram a morte de 3234 pessoas e o desaparecimento de 24.

Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente correctivos imposto por forças inimigas em território americano. Causado por uma célula terrorista ligada à rede Al Qaeda, esse inimigo invisível deixou um saldo de mortes superior a 3 mil. Para se ter uma idéia quantitativa de seu resultado arrasador, só o ataque em si excedeu o saldo de aproximadamente 2400 militares norte-americanos mortos no ataque sem aviso prévio dos japoneses à base naval de Pearl Harbor em 1941; além disso, essa terrível demonstração de impunidade foi caprichosamente planeada e direccionada aos ícones americanos, praticada impunemente, e tendo como armas aviões comerciais. O ato agravou-se muito mais por ter sido transmitido ao vivo pelas cadeias de TV do mundo inteiro, com a própria tecnologia americana. Tal ataque, ainda sem precedentes em toda a história da humanidade, feriu profundamente o orgulho americano e superou, em muito, o efeito moral imposto às tropas americanas pela força aérea japonesa.
A partir desse dia o mundo nunca mais foi o mesmo, um clima de desconfiança e de constante terror apoderou se da população mundial principalmente nos EUA.
Nunca mais irei esquecer aquele dia, tinha 14 anos e fiquei a par da noticia pela radio,fui de imediato ligar a tv, e só no momento em que liguei a televisão é que tive a noção do que realmente se estava a passar, horas depois assistia a algo que nunca pensei que fosse possível, a queda das torres em directo, aquela imagem era a perfeita imagem dos EUA naquele momento, tal como as torres estavam em queda livre.
E suma o mundo e as pessoas mudaram radicalmente após o sucedido no 11 de Setembro, eu pessoalmente fique estupefacto pois nunca pensei vir a assistir a uma tragédia histórica em directo, foi algo tão horrível e inacreditável que naquela altura se alguém me disse se que o que se estava a passar era um filme eu acreditaria sem qualquer sombra de duvida.


By: André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário