sábado, 5 de setembro de 2009

Foi há 70 anos

Nuvem atómica de Nagasaki
Campo de concentração de Buchenwald
Reunião de Nuremberga
Adolf Hitler

No passado dia 1 de Setembro de 09 completou-se a sétima década sobre o inicio da segunda guerra mundial, o maior conflito armado da história da humanidade.

No dia 1 de Setembro de 1939 pelas 04:00 da madrugada, a guerra estala quando o couraçado alemão Schleswig-Holstein atacou com tiros de canhão a guarnição polaco de Westerplatte, perto de Danzig, apos esse ataque o mundo nunca mais seria o mesmo.

Desde que Hitler chegou ao poder na Alemanha começou a despertar entre os alemães um espírito de revolta e de vingança impulsionado pelo Fuhrer, uma vez que após a derrota alemã na primeira guerra, a Alemanha para além de se sentir humilhada teve também de pagar bem caro a nível monetário essa guerra. Mas não foi só a nível sentimental e monetário que a Alemanha se sentiu revoltada, vários territórios que antes da guerra pertenciam a Alemanha era agora das outras potências ou eram estados independentes, logo a primeira guerra mundial fora uma catástrofe sem precedentes para o orgulho alemão, e foi sob este pretexto que Hitler induziu no povo alemão o espírito necessário para avançar para a guerra.

Hitler o seu plano para conquistar a Polónia deram inicio a uma das jornadas mais sangrentas e desumanas da historia da humanidade, senão mesmo a mais terrível, pois factores como o a obsessão pela raça ariana, e o desprezo pelas raças consideradas inferiores agravaram ainda mais a calamidade.

Após 6 anos de conflito o mundo estava destroçado, e surpreendido com a terrível capacidade humana de auto-destruição, mas ou mesmo tempo a humanidade estava convencida de que tinha aprendido a maior lição da sua história.

Eu pergunto será que a lição já foi esquecida? Será que humanidade caminha em direcção a conflitos e atrocidades de maior relevo?



By André Leal

1 comentário:

  1. É bom que as pessoas recordem para sempre a lição que a guerra trouxe ao mundo, se não não tardara muito estaremos metidos noutra, que será muito pior.

    ResponderEliminar