domingo, 30 de maio de 2010

Herois do mar e da bola


A mais ou menos 10 dias do inicio da prova mais importante do mundo do futebol, resolvi escrever algo em jeito de critica realista a nossa selecção. O "Ideiasascores" é antes de mais um blog generalista, e até hoje salvo erro ainda não escrevi nada directamente relacionado com o futebol, nem mesmo quando o "meu" Benfica paralisou o país ao sagrar-se campeão nacional de futebol. A razão deste post é o Mundial 2010 e a nossa selecção, pois este assunto não diz respeito apenas a um publico restrito, mas sim a todos os portugueses, que independentemente da sua cor clubistica, tem os olhos postos na equipa de todos nos.

Vou começar por falar do assunto em que me inspirei, a selecção portuguesa de futebol, antes de passar a aspirações estatísticas, quero dar um toque realístico a esfera nacional, e nesse contexto posso dizer que os 24 convocados de Carlos Queiroz ainda estão muito verdes como colectivo que devem ser.

No dia em que foi anunciada a convocatoria todos os portugueses ficaram surpreendidos pela negativa, começando pela ausência do guarda-redes campeão nacional e de Rui Patrício, neste aspecto tanto Daniel Fernandes e Beto apesar de terem provas ainda assim não se encontram ao nível de Quim ou de Rui Patrício, os dois titulares de duas das principais equipas do nosso campeonato. O guardião do Benfica tem muito mais ritmo de jogo que Beto que foi suplente a epoca inteira no FC.Porto, e entre Rui Patrício e Daniel Fernandes optaria claramente pelo primeiro.

No sector defensivo não concordo de todo com a convocatoria de Zé Castro, ainda que este tenha sido convocado a condição, também a terrível insistência de Carlos Queiroz de jogar com Pepe na posição de trinco tem deixado os portugueses de cabelos em pé, porquê defender com 5 defesas, se podemos ter em acção uma das melhores duplas de centrais do mundo (Pépe e Ricardo Carvalho) e ainda podemos beneficiar em termos defensivos se jogarmos com mais um médio de raiz que de certo fará melhores transições defesa-ataque que o Pépe.

A meio campo a convocatória, pecou pois foram deixados de fora tal com João Moutinho ou Ruben Amorim, mas ainda assim esse é um mal menor quando comparado com as lacunas da defesa. Raul Meireles ou Pedro Mendes na vez de Pépe no sector mais recuado do meio campo daria outra vida a nossa selecção, Nani e Simão pelas alas e Deco no meio-campo ofensivo, este seria no meu ver a melhor solução, e no fim no sector do ataque ficariam Ronaldo e Liedson.

Esta é a minha visão que poderia trazer algum sucesso a equipa das quinas após esta revisão a convocatoria vou falar nas hipóteses de sucesso da nossa selecção segundo a táctica de Queiroz. Em primeiro lugar quero lembrar que da forma que temos vindo a jogar as nossas hipoteses serão menores, pois como se viu pela fase de qualificação e pelo jogo com Cabo-Verde falta o sal a nossa selecção, há muito que mudar desde a mentalidade, mais humildade e mais maturidade, só assim podemos chegar a algum lado. Os nossos jogadores possuem qualidades incríveis, alguns deles figuram entre os melhores do mundo e é esse aspecto que mantém a chama da esperança acesa, e entre esses artistas podemos destacar nomes como Ronaldo, Pépe, Nani, Ricardo Carvalho e Simão, será sem sombra de duvida sobre eles que vão recair os olhares dos portugueses quando as coisas estiverem a correr mal na esperança de que façam um milagre já que do seleccionador nada de pode esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário