quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estranha forma de vida em Europa.

Esquema do interior de Europa.


Europa


Europa uma das luas de Júpiter, aquela que segundo os cientistas é o local do sistema solar em que a existência de vida é mais provável. Este satélite gelado de Júpiter, é um curioso mundo propicio a probabilidade de vida, apesar de gelado os cientistas sabem que existe agua em estado liquido por debaixo do gelo , o que torna este satélite um mundo oceânico, e é ai que se acredita poder existir vida. A probabilidade é bem maior que em Marte apesar deste mundo se encontrar mais distante do sol, uma vez que esta lua de Júpiter possui campo electromagnético, o que significa que o seu núcleo ainda não solidificou por isso ela provoca perturbações no campo electromagnético de Júpiter, e isto leva ao efeito maré tal como sucede com a Terra e a Lua, mas em Europa o efeito permite que o seu interior aqueça o suficiente para que a agua continue em estado liquido, e a superfície gelada estala, dai os riscos que se encontram a superfície que na verdade são fendas no gelo, por ande a agua vem a superfície, congelando de imediato.


O núcleo de Europa e as fendas que se abrem na superfície gelada podem ser o elemento chave, para a vida neste mundo, podemos tomar como exemplo o que sucede no nosso planeta, no fundo dos mares terrestres, a luz do sol não chega, mas ainda assim há formas de vida que vivem nesses locais. Nas falhas geológicas situadas no fundo dos oceanos, a actividade vulcânica deu origem a vastos ecossistemas, em Europa pode suceder o mesmo, pois como o interior ainda esta a temperatura suficiente para albergar agua liquida, mesmo não havendo actividade do núcleo sendo este metálico e frio. As fendas que se abrem a superfície são outra hipótese de ouro para que algumas formas de vida se desenvolvam, uma vez que este contacto temporário entre a agua do interior e a luz solar, pode dar origem a vida.
Vida neste mundo não é uma utopia, uma vez que até poderia ser colonizado por Humanos num futuro distante, mas a hipótese de ter vida , em forma de compostos orgânicos, ou até mesmo algas primitivas é muito provável.
A NASA já esta a estudar um projecto de uma sonda que no futuro irá explorar este curioso mundo gelado, e esclarecer os cientistas acerca da possibilidade de haver vida em Europa.
BY: André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário