terça-feira, 11 de maio de 2010

A critica da cultura pura.

Vivemos cada vez mais num país em que pessoas dão cada vez menos importância, a temas como a cultura geral e a divulgação da mesma. É por isso que hoje resolvi perder alguns minutos do dia a fazer esta reflexão, ora antes demais acho que devemos no mínimo ter a noção básica daquilo que sabemos, e tentar compreender até onde pode ir o conhecimento daqueles que nos rodeiam, pois porque no momento em que tentarmos sobrepor o nosso conhecimento ao dos outros precisamos de ter a noção de que vamos conseguir induzir algo de novo aos que nos rodeiam, caso suceda o contrario estamos a dar razão a quem diz que qualquer um faz poesia quando esta calado.
No meu blog cada vez que publico um novo post que remeta para assuntos em que não tenho total conhecimento ou não estou tão a vontade, faço uma prévia investigação acerca da noticia para que possa responder adequadamente aos comentários.Toda esta conversa introdutora serve apenas para dar um feedback do assunto a ser tratado de seguida.
Quantas vezes não tivemos já uma conversa em que alguém que pouco ou nada sabe do assunto se intromete de rompante, para opinar ou acrescentar algo que esta errado ou que nem se quer tem nada a ver com o assunto? Pois é acho que todos aqueles que no futuro venham a ler este post vão concordar comigo, e vão pensar que tenho razão. Aqueles que tal como eu já conheceram esta sensação também tal como eu pensaram que se esse tipo de pessoa tivesse permanecido calada teria passado uma melhor impressão, mas se o arquétipo do homem que tudo sabe e no fim nada sabe, soube-se dar o braço a torcer e aprende-se algo com os seus rasgos de pura ignorância, um dia saberia como se comportar perante qualquer tema que desconhece-se. Em primeiro lugar isto não é uma critica a pessoas que tem poucos conhecimentos, porque ser culto em certos casos pode não ser sinonimo de inteligencia prática, pois há muita gente que apesar de ser praticamente analfabeta é muito inteligente, porque a inteligencia é o exercício cognitivo do cérebro, e a cultura é o saber assimilado. Este texto é sim uma critica as pessoas que se acham muito esperta e no final pouco ou nada sabem, é para esse tipo de pessoas que este tipo de critica se adequa. gente que não tem a noção da sua ignorancia todos nos somos uns pobres ignorantes neste mundo, pois niguem detém um conhecimento total em todas as áreas, não existe um ser que contenha em si um conhecimento universal, por isso devemos fazer uma avaliação das capacidades culturais de cada pessoa antes de a julgar, só assim poderemos moldar o nosso comportamento face aos intelectos que nos rodeiam.
A maior fonte de saber do mundo é aquilo que podemos aprender ao interagir com as diferentes pessoas que nos rodeiam, todos tem algo para nos ensinar, e todos temos algo que possam aprender atravez de nos, espero que a sociedade comece a caminhar nesse sentido e que um dia as pessoas possam dizer que aprendem mais se souberem ouvir o que cada um tem para ensinar.


BY:André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário