segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Considerações 2

Algo vai mal com a politica ambiental, e não é de agora. A poluição ambiental começou com o domínio do fogo por parte do Homem, pois a partir dessa altura começou oficialmente a emissão de gazes ainda que de forma extremamente irrelevante. Podem perguntar mas o domínio do fogo trouxe a poluição atmoesferica?, e os vulcões e incêndios? a actividade vulcânica é um fenómeno natural, assim como os incêndios causados pelas tempestades ou outros factores naturais, e sim é verdade que são astronomicamente mais poluentes que as primeiras fogueiras feitas pelo Homem, mas o domínio do fogo trouxe ao homem a chave para uma evolução tecnológica mais rápida. Após o domínio do fogo o Homem passou a viver mais anos, pois a sua qualidade de vida melhorou, evoluiu e criou novas tecnologias, o fogo acentuou drasticamente a evolução humana, e do momento em que um ser vivo dominou um elemento da natureza até agora foi um saltinho.
O periúdo negro em que vivemos a nível de poluição iniciou se oficialmente com a revolução industrial do século XVIII, pois com as primeiras industrias e o desconhecimento dos efeitos nocivos dos gazes por elas produzidos fez com que fossem dados passos significativos na destruição da camada do ozono. Só no século XX é que o Homem se começa preocupar com questões ambientais, não só porque se torna consciente delas, mas também porque toma conhecimento do elevado estado de degradação em que o planeta se encontra, e é desta forma que se começa a tentar fazer algo para apaziguar a situação.
Actualmente há quem defenda que já é tarde de mais para fazer algo pelo nosso planeta, uma vez que a situação é irreversível, mas isso são opiniões, e o facto é que a terra tem a capacidade de se regenerar, mas para isso é preciso que o Homem consiga criar as condições ideais par que tal suceda.
A cimeira de Copenhaga tal como muitas outras cimeiras que já foram realizadas, visa criar forma de dar condições para que o Homem consiga inverter o caminho que a terra esta a levar, atravez de acordos e medidas de protecção ambiental.
Este é um assunto que diz respeito a todos nós, e todos nós podemos fazer algo para melhorar a situação, é que para alem de estarmos a ajudar a terra a regenerar se estamos também a zelar pela nossa saúde e dos nossos, pois as energias renováveis, carros eléctricos, a reciclagem ajudam a melhorar a qualidade de vida.


By André Leal

2 comentários:

  1. Muito bem dito! Falta so esclarecer os leitores que as cimeiras são boas mas não é a extorquir dinheiro ao comum mortal que se vai melhorar isto, como os grandes senhores andam a planear fazer, é ridiculo os países terem que pagar milhões e milhões, ou melhor, nós todos mas o dinheiro é para quem?! Isso é que eles não explicam devidamente porque o desgraçado que vive la na palhota e que nunca poluiu nada nao vai ver nem um centimo desses milhões...

    ResponderEliminar
  2. Pois lá isso é um grande verdade, mas todos tmos o poder de mudar alguma coisa com pequenos gestos no dia a dia, e é a isso é que devemos dar verdadeiramente importancia, pois essa é a parte que nos compete a nos.

    ResponderEliminar