quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Por ti Portugal


Nos dias que correm em que toda a gente fala mal do nosso Portugal por isto ou por aquilo, resolvi publicar mais um post no meu blog com um único propósito, aquele que me faz ter esperança num futuro bem melhor, essa motivação e a grandeza do nosso povo e das nossas tradições.

Hoje de manha quando acordei liguei a TV e estavam a passar as noticias, como sempre acontece por essa hora e como se tem tornado habito nos últimos anos as noticias muitas vezes não soam a novidade, mas sim a mais do mesmo, isto quando me refiro a noticias acerca do estado económico do país. Costumo dizer que toda a gente tem sempre algo a dizer, isto esta mal, aquilo também, os políticos são uns incompetentes (esta também eu digo), lá não sei onde é que é bom etc, etc... ao fim de um bocado dei comigo a pensar no seguinte o que é que já fizemos para mudar esta situação e cheguei a conclusão óbvia, de que nada é feito por quem passa a vida a criticar. Isto resume tudo o que se passa neste país, e tudo o que estes portugueses críticos tem feito para alterar a situação, nada. Uma questão que me tem intrigado é o facto de um povo que outrora fora um povo de guerreiros, visionários e revolucionários nada fazer para mudar o panorama politico do nosso pais, e de votarem em sucessivos governos de afundamento económico e intelectual, e pior é quem quem os elege hoje amanhã esta nas ruas a protestar contra as ideias em que votaram é caso para dizer esta tudo louco.

O orgulho em ser português, e na história do meu país da me a força para encarar cada novo dia com esperança, e acreditar que isto um dia vai mudar, como patriota que sou resolvi dizer aos outros o porque de amar este país incondicionalmente, e tentar acender o fogo na alma daqueles que se esqueceram que é um privilégio ser português.

Ser português é ser historia viva, é ter orgulho em pertencer a um dos povos mais antigos da Europa, é acordar com o fado que nos guia pelo dia e adormecer na caravela do sonho e da promessa de um amanhã bem melhor. Conservar o orgulho no sangue dos nossos antepassados, que com as suas vidas construíram e mantiveram este país, e com o seu engenho descobriram o mundo. Saudade é a palavra que mais nenhum povo tem, mas é o sentimento que mais abunda no meu coração por quem a soube cantar tão bem. No afecto pelo que é nosso esta parte do ser, por isso dou valor ao fado, amo o mar e daria a minha vida pela pátria. Muitos poderiam pensar que a pátria não vale a vida, mas isso depende da consideração individual de cada um. A pátria para mim não é nenhum politico nem nenhuma bandeira, a pátria são os meus ante passados, o seu sacrifício, a minha família, os meus amigos, a história e liberdade do nosso país e é por estes valores que não tardaria em dar a vida.

Os portugueses que tal com eu se queixam destes tempos difíceis, deviam todos tomar uma atitude, de manhã sempre que acordassem deviam lembrar se do que significa ser português, e pegar em tudo o que de bom ainda tem este nosso país e utiliza lo com esperança e força para iniciar uma espécie de combate psicológico de libertação mental, pois a pátria também somos nos portugueses que amamos o nosso país e não essa cambada de inúteis interesseiros da assembleia. A ideia é deixar de atirar as culpas para cima de «Portugal» e começar a culpar politico X ou Y , pois a culpa não é do país mas sim de quem ordena, e infelizmente a culpa disto tem sido nossa por como um dia cantou um patriota que amava a liberdade «o povo é quem mais ordena»

Sem comentários:

Enviar um comentário