sábado, 2 de janeiro de 2010

Nereus




O Nereus é o mais recente trunfo tecnológico no que toca a exploração marítima, é um submarino não tripulado, equipado com a mais moderna gama de instrumentos de exploração marítima. O Nereus atingiu no passado dia 31 de Maio de 2009 o ponto mais fundo dos oceanos, descendo a uma profundidade de 10902 metros no abismo Challenger situado na Fossa das Marianas o ponto mais fundo dos oceanos. O abismo Challenger tem uma profundidade média de 10902, mas pensa se que o ponto mais fundo dos oceanos tenha na realidade cerca de 11034 metros de profundidade.


O Nereus foi equipado com uma vasta gama de instrumentos de modo a permitir, uma exploração adequada aquela profundidade, a primeira preocupação foi a pressão da agua, que aquela profundidade e 1095 vezes a da superfície, todos os instrumentos desde câmaras, iluminação braços roboticos e tubos para recolha de amostras tiveram de ser testados de acordo com as condições que provavelmente o submarino iria encontrar aquela profundidade.


A importância do Nereus não se resume unicamente a exploração de abismos, mas também a todas a possíveis explorações que vão ser feitas de hoje em diante, pois, este robot submarino já foi requisitado por muitos cientistas com vista a exploração de outras zonas de difícil acesso.


Para mais informações é consultar o site http://www.whoi.edu/.








BY:André Leal


Sem comentários:

Enviar um comentário