segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O muro da vergonha


Faz hoje 20 anos que o muro de Berlim começou a ser destruído, e com a sua destruição começou também o inicio do fim da guerra fria.
Após o final da segunda guerra mundial as potencias aliadas, resolveram dividir a Alemanha em 4 zonas administrativas, a parte leste ficaria encarregue aos russos, a parte oeste ao Reino Unido e o sul seria administrado, a oeste pelos franceses e a este pelos EUA, assim como o pais foi dividido a capital seguiu o exemplo, apesar desta se encontrar em território de administração soviética.
Em 1948 após vários desentendimentos com os restantes aliados e já sob a ideia do cinturão soviético de leste, Stalin instituiu um bloqueio a Berlim ocidental, privando assim o lado ocidental da cidade de mantimentos, foi então que os aliados criaram uma ponte aérea para abastecer o lado ocidental da cidade.
No dia 7 de Outubro de 1949 o ministério dos negócios estrangeiros soviéticos concedeu autoridade administrativa a Alemanha ocidental, que uns anos mais tarde viria a tornar se na Republica Democrática da Alemanha.
Esta Alemanha ocidental foi um pais modelo, a nível de desenvolvimento, pois o seu cariz capitalista apoiado e incentivado pelos EUA, conduziu a a um verdadeiro milagre económico em 20 anos, colocando se entre a 5 maiores potencias económicas da Europa, já o lado oriental evidenciou o atraso económico e cultural que lhes foi dado pelas politicas pro soviéticas.
Na madrugada do dia 16 de Agosto de 1961 as forças armadas bloquearam todas as conexões de transito e pontos de passagem para o lado ocidental da cidade isto com o apoio das forças soviéticas, na primeira fase a cidade ficou dividida por uma espécie de cerca/gradeamento, só depois ainda em 1961 é que se dá inicio a construção de 155 quilómetros de muro que passam a dividir a cidade em duas.
Durante 28 anos Berlim esteve dividida por um muro, e esse muro fortificado e artilhado com torres de vigia, fez também muitas vitimas, vitimas essas que perderam a vida ou ficaram feridas na tentativa de fuga para uma Alemanha melhor.
O muro de Berlim é talvez o maior símbolo da guerra fria, pois ele era a materialização da cortina de férro que divida a Europa e o mundo entre NATO e Pacto de Varsóvia, mas hoje passados 20 anos parece que o mundo nada aprendeu com este muro, que devia agora ser re-baptizado com o nome de muro da hipocrisia, pois aqueles que lutaram para que ele se desmoronasse são os mesmos que apoiaram a criação de um novo muro entre a Palestina e Israel.



By:André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário