terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Opinar e Dar opinião


Estamos no mês do Carnaval, um mês festivo onde obviamente e tal como tem acontecido em anos anteriores pois a tradição o assim o manda, as figuras publicas deste nosso pais vão ser mais uma vez vitimas de escárnio em praça publica, pois desde carros alegóricos, cabeçudos e simples disfarces todos vão ser figuras de proa por esse pais fora neste Carnaval. Como acho que é cedo para falar de Carnaval, e folias o tema deste post não é o dito, mas sim um outro tema um tanto diferente, mas que ainda assim pode ter relações com o Carnaval se o olharmos de um ponto de vista politico, e mais a frente já iram perceber o porquê. Neste bocado de escrita para o boneco vou explicar a minha visão de diferença entre o opinião, o o acto de opinar, quem vier a ler este texto até pode perguntar quem sou eu para diferenciar algo que a partida tem o mesmo significado.
Em primeiro lugar quero desde já esclarecer, que opinar significa dar opinião, é a opinião é o nosso ponto de vista acerca de qualquer assunto, só estou a evidenciar isto, para que percebam o meu raciocínio, mas dar uma opinião é diferente de opinar no meu ponto de vista pois para mim dar a opinião acerca de qualquer coisa é ter um ponto de vista, que seja suportado por juízos lógicos, que a façam prevalecer, e que faça com que alguém que apresente uma opinião tenha forma de validar o seu propósito nesse ponto de vista. Antes de mais aquilo que acabei de dizer é que tem de se saber argumentar o porquê de se defender determinado ponto de vista mesmo que os que nos rodeiam não concordem, é a nossa opinião contra a deles. Em suma uma opinião é um ponto de vista, justificado.
No que toca a opinar, toda a gente opina como eu costumo dizer, porque para mim opinar é dar opiniões fracas para não dizer outra coisa, se bem que de todas as maneiras continuam a ser opiniões, mas são do tipo, há eu sou a favor, e quando alguém nos pergunta o motivo de sermos a favor nos respondemos, sou a favor porque sim. Acho que de hoje em diante vou perguntar sempre se é para opinar ou para dar a opinião se bem que é mesma coisa para toda a gente, menos para mim pois eu resolvi que na minha opinião, opinar e dar opinião podem ter diferentes pontos de vista.
Na assembleia da republica há la muito deputado a opinar, e poucos a dar opiniões, bom mas naquele sitio publico, em que deviam estar pessoas competentes a defender os direitos e deveres da população que os elegeu há de tudo e mais alguma coisa, não é por acaso que é de la que sai a inspiração para os criadores dos carros alegóricos no Carnaval.
E a bem terminar este momento de tempo mal passado, espero que tenham gostado desta minha esquisita opinião, ou se muitos entrarem na minha onda e lhe quiserem chamar "opinadela".


By:André Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário